Flamengo e Palmeiras tropeçam na 30ª rodada e mantêm disputa do Brasileirão apertada
No fim de semana que encerrou a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, Flamengo e Palmeiras desperdiçaram a chance de abrir vantagem na corrida pelo título.
Palmeiras 0 x 0 Cruzeiro
Na noite de domingo (26), o Palmeiras ficou no 0 a 0 com o Cruzeiro. A partida, de muita disputa física e poucas oportunidades, frustrou quem esperava o principal jogo da rodada. Apesar do resultado, o time paulista segue na liderança, agora com um ponto de vantagem sobre o Flamengo e uma vitória a mais — primeiro critério de desempate em caso de igualdade na pontuação.
Se vencesse, o Palmeiras terminaria a rodada três pontos à frente do rival carioca e com duas vitórias de distância, situação que impediria a ultrapassagem já na próxima semana.
Fortaleza 1 x 0 Flamengo
No sábado (25), o Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza, equipe que ocupa a zona de rebaixamento. A atuação rubro-negra foi considerada uma das piores da equipe na competição, deixando a liderança novamente nas mãos do Palmeiras.
Maratona entre Libertadores e Brasileirão
Os compromissos pelo campeonato nacional ficaram espremidos entre os jogos das semifinais da Copa Libertadores para ambos os clubes. Na próxima rodada do Brasileirão, Palmeiras e Flamengo já saberão se avançaram ou não à final continental, fator que pode influenciar a reta decisiva do torneio doméstico.
O que falta a cada equipe
Cada equipe ainda terá nove partidas pela frente. O Flamengo enfrentará três adversários que hoje estão entre os dez primeiros colocados e fará duas partidas contra o Sport, que luta para deixar o Z-4 — uma delas válida por rodada atrasada. Já o Palmeiras terá dois confrontos com times do grupo dos dez e dois duelos diante de clubes que figuram na zona de rebaixamento: Vitória e Juventude.
Os rivais ainda terão cinco oponentes em comum (Mirassol, Fluminense, Atlético-MG, Ceará e Santos). A diferença no número de jogos como visitante chama atenção: o Flamengo atuará fora de casa quatro vezes e jogará um “clássico” com o Fluminense no Maracanã, enquanto o Palmeiras viajará em seis das nove rodadas finais, recebendo apenas Santos, Fluminense e Vitória em sua arena.
Nos últimos dez compromissos como visitante em todas as competições, o Palmeiras soma quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas — rendimento de 46% que, se repetido, pode colocar a liderança em risco.
Com nove rodadas restantes, qualquer ponto ganho ou perdido tende a ser decisivo na disputa entre os principais candidatos ao título brasileiro de 2025.
Com informações de ge.globo.com

Imagem: Alexandre Alliatti
Descubra mais sobre Almanaque do Flamengo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






