Fortaleza segura Flamengo no Castelão, vence por 1 a 0 e adia festa rubro-negra no Brasileirão

Fortaleza (CE) – Com atuação firme na defesa e eficiência nos contra-ataques, o Fortaleza derrotou o Flamengo por 1 a 0 na noite deste sábado (25), no Castelão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. O gol de Breno Lopes, ainda no primeiro tempo, mantém o time cearense vivo na luta contra o rebaixamento e impede que o clube carioca coloque pressão adicional sobre o líder Palmeiras, que encara o Cruzeiro neste domingo.

Como foi o jogo

Os donos da casa tiveram apenas cerca de 20% de posse de bola antes do intervalo, mas souberam transformar as raras escapadas em perigo real. Aos 15 minutos, Herrera puxou contra-ataque pela direita e encontrou Breno Lopes livre na área para abrir o placar.

Até então, o Fortaleza já havia assustado em duas arrancadas, uma delas salva por carrinho providencial de Ayrton Lucas em finalização de Adam Bareiro. A compactação armada por Martín Palermo, com Pierre e Lucas Sasha protegendo a zaga formada por Gastón Ávila e Britez, limitou as ações do Flamengo.

Escalações e desfalques

Palermo não pôde contar com João Ricardo, Kuscevic, Matheus Pereira e Lucero. Gastón Ávila voltou ao time titular, Pierre entrou no meio-campo e Bareiro dividiu o ataque com Breno Lopes.

Pelo lado rubro-negro, Filipe Luís perdeu Léo Ortiz, Alex Sandro, Pulgar, De la Cruz, Carrascal e Pedro. Emerson Royal assumiu a lateral direita; Ayrton Lucas, a esquerda; Danilo e Léo Pereira formaram a dupla de zaga. Saúl e Jorginho ficaram à frente da defesa, com Plata e Samuel Lino abertos e Bruno Henrique centralizado.

Reação insuficiente

O Flamengo apresentou muitos erros técnicos nos 60 minutos iniciais. Mesmo assim, criou chances: Emerson Royal exigiu defesa de Brenno ainda na etapa inicial. No segundo tempo, Filipe Luís trocou Bruno Henrique por Luiz Araújo e deslocou Plata para o comando de ataque. Saúl teve ótima oportunidade aos 12, mas parou novamente em Brenno.

Após a lesão de Bareiro aos 16, Moisés entrou e deu mais velocidade ao Fortaleza. Filipe Luís respondeu com Wallace Yan e Michael. A pressão carioca cresceu: Arrascaeta, Wallace Yan e Luiz Araújo pararam em defesas de Brenno ou cortes de Britez.

Minutos finais

Palermo reforçou a marcação com Rodrigo, Pikachu, Kayky e Rossetto, formando linha de três volantes à frente da defesa. Emerson Royal continuou buscando cruzamentos; em um deles, Wallace Yan cabeceou por cima. Aos 42, Juninho substituiu Jorginho e quase empatou, mas o Fortaleza segurou o resultado até o apito final, renovando a esperança de permanecer na Série A.

Com informações de ge.globo.com


Descubra mais sobre Almanaque do Flamengo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posts Similares

Deixe uma resposta